Loading

E-Books

Bruno Enei: aulas de literatura italiana e desafios críticos

 

Todapalavra Editora (Série Intelectuais)

Sigrid Lange Scherrer Renaux e Hein Leonard Bowles (Orgs.)

 

Páginas: 456

Idiomas: texto em português, com um ensaio em italiano

ISBN: 978-85-62450-07-5

 

Dados sobre a versão impressa do livro:

Edição: 1a

Páginas: 456

Formato 16 x 23 cm 

Peso: 750g

Miolo: papel Chamois Bulk Dunas LD 80g, costurado

Capa dura

Idiomas: texto em português, com um ensaio em italiano

Ano de publicação: 2010

ISBN: 978-85-62450-07-5

 

 

Faça o download gratuito, clicando aqui. (9,66 Mb)

 

Bruno Enei: aulas de literatura italiana e desafios críticos

 

Valor cultural da obra

 

Além de sua dimensão universal, a obra tem uma importância singular para Ponta Grossa. Bruno Enei foi professor da antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ponta Grossa e do Colégio Regente Feijó. Humanista com sólida formação acadêmica, ele marcou a história cultural da cidade, com seu entusiasmo em transmitir aos alunos toda a sua apaixonante erudição e conhecimento profundo de literatura, arte, filosofia e história. Desenvolveu intensa atividade cultural e acadêmica, publicou vários ensaios literários em jornais de Ponta Grossa e Curitiba, e, além de Ponta Grossa, ministrou cursos e proferiu palestras em instituições culturais e universitárias de Curitiba e do Rio de Janeiro.

O escritor e crítico literário Wilson Martins falou de “o Homem e o intelectual” Bruno Enei, “com seus esmagadores conhecimentos de Literatura Italiana e com a sua cultura geral”, e Álvaro Augusto Cunha Rocha referiu-se a Bruno Enei e sua esposa, Maria Enei, como “duas das mais extraordinárias figuras (intelectuais e humanas) que esta cidade já abrigou”. Por meio de seu exemplo e suas idéias, Bruno Enei ajudou a moldar o caráter e o espírito de centenas de estudantes em Ponta Grossa. Formou e inspirou uma geração de professores.


Distribuição do livro em sua versão impressa


Graças ao apoio cultural da Itaipu Binacional, o livro em sua versão impressa foi ofertado gratuitamente a todas as instituições que compõem a rede de ensino de Ponta Grossa, públicas e privadas, bem como a bibliotecas e entidades culturais da cidade. 

Também foram enviados exemplares para a Embaixada da Itália, para Consulados da Itália, para institutos de cultura italiana e para as principais bibliotecas do país, com destaque para aquelas que são vinculadas a cursos de Letras. 



Sobre os organizadores


Sigrid Paula Maria Lange Sherrer Renaux


Carioca, ponta-grossense, radicada em Curitiba, é licenciada em Letras Neo-Latinas (Faculdade Estadual de Filosofia, Ciências e Letras de Ponta Grossa, PR) e Letras Anglo-Germânicas (PUC/PR), mestre em Estudos Anglo-Americanos (USP) e doutor em Literatura Norte-Americana e Inglesa (USP), com pós-doutorado pela Universidade de Chicago. Realizou também cursos nas universidades de Montpellier, Oxford, Lancaster e Cambridge. Bolsista da Comissão Fulbright/CAPES, do Conselho Britânico e do Governo Canadense. Professora titular de Literaturas de Língua Inglesa da UFPR (aposentada). Leciona atualmente no Curso de Mestrado em Teoria Literária da UNIANDRADE.

Além de traduções de contos e artigos, publicou mais de cem artigos e ensaios de crítica literária, principalmente sobre poetas, romancistas e dramaturgos de língua inglesa, em capítulos de livros, revistas nacionais e estrangeiras e em anais de congressos no Brasil e no exterior.

Livros publicados:

A Volta do parafuso: uma leitura icônico-simbólica do conto de Henry James (Curitiba: Editora da UFPR, 1992);

The Turn of the Screw: a semiotic reading (New York: Peter Lang, 1993)

Do mar e de outras coisas (Curitiba: ed. do autor, 2006)

Outros azuis (Governo do Paraná, Secretaria de Estado da Cultura, 2009)


Hein Leonard Bowles


Nascido em Haarlem, na Holanda, é ponta-grossense desde 1959. Professor titular aposentado de Língua Inglesa da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), cuja editora chefiou por vários anos, continua a trabalhar com a revisão de textos e a publicação de livros, agora como editor-chefe da Todapalavra Editora. Durante todo esse período de atuação como editor, tem se dedicado com especial interesse à publicação de obras que dizem respeito a Ponta Grossa e à região dos Campos Gerais (PR).

Mestre pela UFSC e doutor pela USP, sua área de pesquisa principal é a da linguagem metafórica convencional, tema de seu livro Arqueologia da Raiva e do Entusiasmo (EdUEPG, 2005). Também publicou o livro Jacu Rabudo: a linguagem coloquial em Ponta Grossa (Todapalavra Editora, 2009).