Descrição
Dados técnicos da obra
Edição: 1a
Páginas: 178
Formato: 15 x 21
Peso: 280g
Miolo: papel ofsete 90g
Capa: cartão supremo 300g, com laminação fosca
Ano de publicação: 2014
ISBN: 978-85-62450-38-9
Descrição
O livro documenta dez anos de acompanhamento crítico do Festival, da edição 31 à de número 40, reunindo 98 análises relativas a 68 grupos teatrais de quatro regiões do País. As críticas foram originalmente publicadas “a quente” no jornal Diário dos Campos e no blog Boca de Cena, na revista dpontaponta e no sítio Cultural Plural, todos de Ponta Grossa, nos Campos Gerais.
Depois da revisão das críticas, o autor produziu texto de apresentação para alinhavar o trabalho de uma década e que dá suporte para discussões em jornalismo cultural e em crítica de teatro, especialmente praticada em festivais. A obra é indicada para quem gosta de teatro e para quem não sabe que gosta, por sua vocação de formador de plateias.
Mais que leitura agradável, Festival crítico dá pistas de por que o Fenata impulsionou a carreira de então desconhecidos como Cassia Kiss, Jorge Fernando
e Marcos Frota, e de por que não passou incólume ao talento de Grande Otelo, Bibi Ferreira, Ary Fontoura e Paulo Autran.
Créditos
Prefácio por Anamaria Barreto
Produção editorial por Ben-Hur Demeneck
Projeto gráfico e diagramação por Reginaldo Alves
Ilustração da capa por Alberto Benett
Ilustração do miolo por Erickson Cruz
Revisão por Hein Leonard Bowles
Sobre o autor
Diretor de teatro, jornalista e roteirista, Helcio Kovaleski nasceu em Ponta Grossa (PR), em 1965. É um participante histórico do Fenata, sendo reconhecido por suas intervenções diretas em debates e pela publicação de críticas.
Apaixonado pela palavra escrita, em 2003 fez o curso de Roteiro Cinematográfico na Escuela Internacional de Cine y Televisión (EICTV) de San Antonio de Los Baños, em Havana, Cuba. Corroteirizou o média-metragem Tropeiro – Alma Sem Fronteira (2002) e escreveu e dirigiu o espetáculo Estação Saudade: o Reencontro, que cumpriu temporada em Ponta Grossa em 2011.
Em agosto de 2013, Kovaleski participou do júri oficial do festival FETAC em Cena 2013, para a Federação de Teatro do Acre, em Rio Branco. Atualmente, vive em Brasília (DF). Festival crítico é o seu livro de estreia.
Avaliações
Não há avaliações ainda.