Descrição
Maiza Taques Margraf Althaus
Dados técnicos da obra
Edição: 1 a
Páginas: 224
Formato: 16 x 23 cm
Peso: 392g
Miolo: papel ofsete 90g/m 2 , costurado
Capa: cartão supremo 250g/m 2 , com laminação fosca
Ano de publicação: 2016
ISBN: 978-85- 62450-46-4
Revisão: Cláudia Gomes Fonseca
Capa, projeto gráfico e diagramação: Dyego Marçal
Apresentação
Nesta obra, Maiza Taques Margraf Althaus contempla os desafios da formação pedagógica de professores do ensino superior e as perspectivas do desenvolvimento de propostas de formação pedagógica para a docência universitária.
Ao problematizar a ausência de espaços para o desenvolvimento pedagógico da docência universitária, a autora defende a necessidade de potencializar a promoção da formação pedagógica dos professores para o ensino de graduação, com vistas à sua valorização em diferentes cenários formativos.
O estudo tem como base a pesquisa desenvolvida pela autora em sua tese de doutorado, a partir de uma sólida experiência profissional de mais de duas décadas de atuação como professora
no campo da pedagogia universitária, em nível de graduação e pós-graduação.
Prefácio
Docência universitária: saberes e cenários formativos
O tema central desta obra é a docência universitária e a eventual deficiência da formação pedagógica do professor universitário, a partir deste vigoroso estudo realizado pela professora Dra. Maiza Taques Margraf Althaus, de quem tive a honra de ser orientador no doutorado e reconhecer sua competência, autonomia e dedicação plenas.
Os objetivos assumidos por este trabalho incluem a identificação da contribuição dos colegiados de cursos, a investigação dos significados da formação dos professores-coordenadores, as perspectivas e os desafios da formação docente universitária e as perspectivas do desenvolvimento de propostas de formação pedagógica para a docência universitária.
Este exercício de reflexão implicou por parte da autora a necessidade de integrar teoria e prática, um dos destaques desse consistente trabalho e que me faz reportar à ideia – proposta por Stiehler e Sandkühler, citados por Wolfdietrich Schmied Kowarzik em seu livro Pedagogia Dialética: de Aristóteles a Paulo Freire –, de que a prática “se torna fundamento e referência da verdade da teoria que a reflete, e a teoria se converte em órgão de representação e instrumento de orientação da práxis” (São Paulo: Brasiliense, 1983, p. 21). A práxis, nesse caso, resulta da relação entre a prática e a teoria que dela decorre. E para enfrentar tal desafio, a autora analisou e interpretou o processo de formação e o desenvolvimento profissional dos professores universitários, fundamentada na abordagem fenomenológico-hermenêutica, e no estudo de caso do tipo etnográfico. A eficácia do trabalho de campo se valeu de entrevistas semiestruturadas, observação, questionários e o desenvolvimento de grupos focais.
E a despeito “das limitações da formação pedagógica e do desenvolvimento profissional da docência universitária”, este estudo sugere a possibilidade de se desenvolver programas e projetos de formação docente, articulando-os com os procedimentos pedagógicos.
No depoimento da autora, “os resultados da pesquisa revelam que a docência universitária é gestada no interior de cada curso, observando-se os aspectos referentes à sua cultura didática, que provém de aspectos oriundos do campo epistemológico de cada profissão. Porém, a cultura didática é ampliada e nutrida pedagogicamente na medida em que cada professor se percebe como partícipe de uma categoria mais abrangente: a de professor universitário. Foi deste modo que se visualizou a interseção entre as culturas pedagógica e didática no seio da docência universitária, seus saberes e cenários formativos.”
Certamente, este trabalho representa uma valiosa e imprescindível contribuição à formação dos professores e coordenadores-professores das nossas universidades, sendo, portanto, eficaz em sua aplicação nos âmbitos de influência da ação formativa na docência universitária.
Prof. Dr. Ricardo Tescarolo
Sobre a autora
Maiza Taques Margraf Althaus nasceu em Ponta Grossa (PR). É casada com Sérgio Augusto Althaus e mãe de Bruno eGiana Margraf Althaus. Licenciou-se em Pedagogia pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Foi professora atuante na Educação Básica da rede pública e particular de ensino.
Realizou seu Mestrado em Educação (UEPG) e foi orientanda da professora Dra. Lilian Anna Wachowicz. Na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, cursou o Doutorado em Educação, sob orientação do professor Dr. Ricardo Tescarolo.
Desde 1991 é professora na UEPG (Departamento de Pedagogia), atuando na formação de professores. Leciona Didática nos cursos de graduação (licenciaturas) e disciplinas de formação dagógica para a Docência Universitária em programas de pós-graduação (mestrado e doutorado). Coordena o Programa “Docência do Ensino Superior”, vinculado à Pró-Reitoria de Graduação da UEPG.
Avaliações
Não há avaliações ainda.