Descrição
Emerson Urizzi Cervi (Org.) Editora: Todapalavra
Edição: 1º
Páginas: 192
Capa: Brochura
Idioma: Português
ISBN: 978-85-62450-03-7
Emerson Urizzi Cervi (Org.)
Edição: 1a
Páginas: 192
Formato: 15,5 x 21,5
Peso: 300g
Miolo: papel ofsete 90g, costurado
Capa: cartão supremo 250g, com laminação fosca
Ano de publicação: 2010
ISBN: 978-85-62450-03-7
Descrição
Coletânea de textos que discutem a relação entre meios de comunicação de massa em disputas eleitorais municipais, ou seja, o impacto da mÃdia massiva em processos polÃticos locais.
O livro está dividido em duas partes. Na primeira são apresentadas análises sobre a cobertura feita por jornais do municÃpio de Ponta Grossa (centro-sul do Paraná) durante o perÃodo das eleições para prefeito de 2008. Na segunda, as pesquisas são ampliadas para outras esferas de poder, mÃdia e municÃpios. Verifica-se o papel dos jornais tradicionais na disputa pela Prefeitura de Curitiba em 2008, o tipo de cobertura de blogs jornalÃsticos a respeito dessa eleição e como os jornais diários locais apresentam as eleições nacionais e estaduais para seus leitores. Com isso, pretende-se ampliar a discussão sobre o papel da mÃdia tradicional para o seu comportamento em comunidade.
Apresentação
Nas sociedades de massa contemporâneas, dois fenômenos que acontecem em paralelo são fundamentais para a compreensão da consolidação de práticas democráticas. Por um lado, o aprofundamento de processos de escolha periódica de representantes polÃticos a partir de eleições limpas, cujos resultados são aceitos por todos os cidadãos. Sem isso, não se pode dizer que o modelo de democracia representativa esteja se consolidando. Por outro, a maior utilização de mecanismos de comunicação de massa para transmissão e troca de informações a respeito de temas polÃticos relevantes, que permite a manutenção das relações entre os atores sociais em todas as esferas.
Considerados instrumento indispensável para o debate público em democracias de massa, os meios de comunicação são, ao mesmo tempo, reguladores do debate e fornecedores de insumos informacionais para as decisões públicas, inclusive sobre polÃtica.
As publicações normalmente costumam se debruçar sobre os impactos que a mÃdia de massa tem sobre grandes populações, como por exemplo, em disputas eleitorais nacionais. No entanto, é preciso considerar que, em sociedades complexas, os processos de interação social ─ mesmo em grupos sociais menores ─ não são diretos ou lineares. A presença de meios de comunicação de massa em pequenas comunidades também interfere no debate sobre temas públicos e, por consequência, nas discussões sobre eleições. Aqui há o agravante de que os meios de comunicação locais costumam ter mais credibilidade do que as grandes provedoras de informação, de circulação nacional.
Considerando essa realidade, a coletânea apresentada aqui oferece uma discussão empÃrica sobre o papel dos meios de comunicação locais em disputas eleitorais municipais. A questão que se busca identificar é: como a mÃdia trata o tema polÃtico no âmbito local?
Sobre o organizador
Emerson Urizzi Cervi é Professor Adjunto do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e professor do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1996), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná (2002) e doutorado em Ciência PolÃtica pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro ─ IUPERJ (2006). Faz parte do conselho editorial das revistas Cadernos da Escola de Comunicação da Unibrasil e Revista Internacional de Folkcomunicação. Atua em pesquisas nas áreas de comunicação polÃtica, polÃtica pública, eleições, sistemas partidários, sistemas eleitorais e metodologia da pesquisa em ciências sociais. Faz parte e coordena grupos de pesquisa nas áreas de comunicação e polÃtica junto ao CNPq. Tem publicado artigos cientÃficos e capÃtulos de livros, principalmente nas áreas de comunicação e polÃtica.
Avaliações
Não há avaliações ainda.