Descrição
Flávia de Mattos Motta
Dados técnicos da obra
Edição: 1a
Páginas: 217
Formato: 155 X 215 mm
Peso: 350 g
Miolo: papel ofsete 90 g
Capa: cartão supremo 240 g, com laminação fosca
Ano de publicação: 2015
ISBN: 978-85-62450-40-1
Descrição
A obra apresenta um estudo inovador, produzido sob o enfoque teórico das relações de gênero e dos estudos feministas, acerca do aborto e o conjunto de desdobramentos sociais e culturais associados a esta prática.
A autora, Flávia de Mattos Motta, por meio de documentos impressos e da História oral, analisa representações sociais produzidas sobre esta prática nas primeiras décadas do século XX, por mulheres das cidades de Florianópolis e Porto Alegre.
Na segunda parte do livro, a autora volta seu olhar para os dias atuais. Uma etnografia realizada em um bairro de periferia de Florianópolis demonstrou indícios dos significados atribuídos por esta população para a prática do aborto a partir da introdução do medicamento misoprostol no processo, bem como da circulação de diferentes discursos religiosos.
Por fim, vale ressaltar que a investigação apresenta uma significativa contribuição para o debate do aborto entendido como um problema de saúde pública no Brasil.
Créditos
Apresentação por Cláudia Fonseca
Projeto gráfico e diagramação por Dyego Marçal
Capa: Dyego Marçal, sobre obra de Hilda Mattos
Revisão por Hein Leonard Bowles
Sobre a autora
Flávia de Mattos Motta é graduada em História e mestre em Antropologia Social (UFRGS, 1990), É doutora em Ciências sociais pela Unicamp, tendo defendido a tese “Gênero e reciprocidade: uma ilha no sul do Brasil” (2002). Teve a pesquisa “Sonoro silêncio: por uma história social do aborto” financiada pelo Concurso de dotações de pesquisa sobre a mulher, da Fundação Carlos Chagas (1996). Atuou como docente e pesquisadora da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc), onde foi também bolsista Prodoc. Participou dos grupos de pesquisa NIGS/UFSC e NACI/UFRGS e do comitê editorial da Revista Estudos Feministas. É autora do livro Velha é a vovozinha: identidade feminina na velhice (Santa Cruz do Sul: Edunisc, 1998) organizadora de livros e autora de artigos acadêmicos na área dos estudos de gênero e grupos populares urbanos. Atualmente é professora adjunta na Udesc, onde participa do Laboratório de Relações de gênero e família (Labgef).
Avaliações
Não há avaliações ainda.